CASA M+JP
A Casa M+JP une proporção, leveza e aconchego para o bem-estar dos moradores. O formato em "L" favorece a integração entre interior e exterior, permitindo que a luz natural conduza cada detalhe. A madeira de demolição envolve a casa com calor e personalidade, enquanto os vãos criam continuidade entre os espaços. Uma arquitetura serena, feita para respirar o presente.
Ficha Técnica
Nome do projeto Casa M+JP
Local Catanduva/ SP
Time do projeto Verônica Bardella, Siumara Cálio, Solange Calio, Camila Bertapeli
Paisagismo LF Paisagismo
Fotografias MCA Estúdio
Área 517 m²
Estrutura e material Alvenaria convencional, madeira e metálica
Ano do projeto 2025
Nos ambientes internos, o piso com textura cimentícia na cor cinza crômio da DeFragoso e o teto em réguas de demolição tratadas, fizeram uma composição com a arquitetura minimalista.
Totalmente plano e quadrado, o terreno de 1 mil m² favoreceu a construção em formato de L da casa no interior de São Paulo. A residência tem ambientes grandes e integrados entre si e ao exterior.
O ponto de partida do projeto foi o terreno: queríamos uma construção térrea e de linhas retas, o formato veio com o pedido dos clientes de ter uma casa integrada entre si, para acessar os cômodos de lazer sem precisar passar pela área íntima. Na haste maior do "L" ficam as suítes, voltadas para o nascer do sol, e a área de serviço para o entardecer.
Na outra haste está o living amplo e aberto para o jardim, com a piscina instalada no centro e no final do terreno.
A casa foi feita em alvenaria convencional, com laje de concreto protendida, e poucos pilares de sustentação, o que deixou esguia e permitiu os grandes balanços. A linguagem horizontal segue em toda a materialidade, com destaque para as tábuas de madeira de demolição na mesma paginação e os tetos de todos os cômodos.
O hall de entrada tem teto e paredes revestidas de régua de madeira de demolição que camuflam as portas, incluindo a de entrada que ocupa todo o vão. A sala de jantar é separada da cozinha por porta pantográfica com textura cimentícia, a mesma textura do piso.
No projeto de interiores, partimos de uma base neutra e clara nos revestimentos e nas marcenarias inserimos elementos em tons de verde, inspirada nas pastilhas de vidro da piscina, para reforçar a integração dos espaços internos e externos. Os clientes gostam de arquitetura e quiseram o projeto minimalista, com pouca mistura de materiais e revestimentos - usamos granito Itaúnas em todas as bancadas, para fazer essa ligação nas tonalidades.
Para que a família pudesse desfrutar ao máximo do jardim e da luz natural, criamos grandes vãos com portas de vidro que se recolhem por inteiro, permitindo a integração.
Para as suítes, utilizamos portas pantográficas de muxarabi de alumínio em caixilho de inox e porta de correr de vidro que entra na parede para abrir totalmente os vãos dos quartos para o exterior. Nossos clientes pediram também um espaço de meditação ao lado da suíte deles com vista para o verde e piscina, onde o Luciano Fiaschi desenvolveu um projeto único e especial para esse projeto.