CASA MP
Situada na Fazenda Vista Alegre em Altair, interior de São Paulo, a casa MP foi pensado como uma casa de veraneio ampla, que tivesse vista para a represa e com o uso de materiais naturais. Todo o forro e painéis da obra são em madeira de demolição, material que o próprio cliente já possuía, reaproveitamento de obras antigas que tinham sido demolidas. Com o uso da estrutura metálica conseguimos contribuir com menor geração de resíduos/ entulhos. Foi previsto pelo projeto de hidráulica um sistema de tratamento para esgoto.
Ficha Técnica
Nome do projeto | Casa MP |
Local | Altair/ SP |
Time do projeto | Solange Calio, Siumara Cálio, Verônica Bardella, Bruna Tozzo |
Fotografias | Luiz Fancez |
Área | 1.800 m² |
Ano do projeto | 2022 |
A concepção do projeto foi pensando no bem estar dos clientes. A própria localização do imóvel por si já ajuda muito. Localizada em ampla área verde e aberta, com direito a represa próxima. Todos os ambientes possuem ampla área de ventilação e iluminação natural, portas piso-teto, sempre fazendo uso de ventilação cruzada nos espaços. A ventilação natural é a grande jogada nesse projeto. Para complementar ainda temos um projeto de climatização.
A inserção da edificação respeita a topografia e a vegetação local, buscando integrar-se de maneira harmônica com a paisagem circundante.A escolha de materiais de construção considera a paleta existente no entorno, utilizando tonalidades e texturas que dialogam com a arquitetura circundante.As aberturas dos vãos foram estrategicamente posicionadas para maximizar as vistas para o entorno, conectando os moradores com a natureza ao redor e promovendo a entrada de luz natural.
O projeto conta com luminárias que convivem em perfeita harmonia com o partido arquitetônico adotado, fazendo ao máximo o uso da iluminação indireta e oculta, o que garante o maior conforto visual possível para os usuários. Mesmo as fontes de luz do tipo Downlights com emissão direta possuem ângulo de corte de 40º de controle de ofuscamento, que é bastante alto. Os acionamentos dos diferentes grupos de luminárias também contribuem para a economia de energia, já que o projeto foi todo pensado para a otimização nos locais onde existe a possibilidade de aproveitamento da luz natural, como por exemplo nas áreas sociais da sala, corredores e circulação.
Todo o projeto foi concebido em estrutura mista (estrutura convencional em concreto e estrutura metálica). Foram adotadas modulações nos 3 setores: no bloco de serviços, no bloco social e no bloco privativo que é uma extensão da área social. Por se tratar de uma casa de veraneio, desde a concepção do projeto foi pensando que futuramente teríamos uma aplicação de um novo setor que seria para hóspedes – que inclusive foi projetada no decorrer desse ano e o início da ampliação está prevista para o meio do próximo ano. Nessa ampliação pudemos aproveitar os alinhamentos estruturais e conseguimos manter a mesma linguagem de projeto da primeira etapa já concluída. Seguimos em perfeito alinhamento entre os sistemas construtivos.